Mais uma grande atuação de Max e da Red Bull, quando Perez entrou no pit com Max saindo e as duas trocas de pneus foram feitas em dois segundos cada pudemos ver a excelência do trabalho da equipe.
Norris em boa corrida foi segundo e Perez terceiro. Depois da corrida na entrevista Perez contou que o desgaste dos pneus não deixaram que fosse para cima de Norris, disse que o tempo que levou para ultrapassar as Ferrari levou a este desgaste. Lembrei de outro grande piloto do passado, o argentino Carlos Reutemann e sua grande dificuldade de ultrapassagens. Dois grandes pilotos em duas épocas muito distintas, hoje com tanta tecnologia embarcada e a famigerada abertura de asa, quando do volante o piloto pode mudar várias configurações ficou tudo muito diferente. Depois veio aquele momento único em que aproveitando a briga de Saenz com Alonso deixa os dois para trás, mas sem condições de buscar Norris.
E por falar em Alonso…
Mais uma bela corrida, como sempre, não tivesse a equipe se equivocado na troca de pneus, quando colocou os vermelhos ao invés dos amarelos e certamente estaria brigando pelo segundo lugar.
A FIA
Há muito venho querendo falar de duas situações que já deveriam ser regulamentadas pela entidade, a classificação quando os carros quase param, chegando a formar congestionamentos, para aguardar o melhor momento de iniciar sua volta, e a relargada.
A classificação é um momento mágico, onde cada um tenta tirar o máximo andando no fio da navalha, nela ocorreram muitos acidentes nesses setenta e tantos anos da F.Um, inclusive aquele que ceifou a vida do grande Gilles de Villeneuve. Hoje com todo aparato que os comissários dispõe a entidade poderia muito bem estabelecer que na volta anterior à tentativa os pilotos fossem obrigados a andar num tempo/velocidade tal para que novos problemas não viessem a acontecer.
O mesmo com a relargada, quando o ponteiro estabelece o ritmo, sabendo que quando enfiar o pé no acelerador vai pegar quem está atrás de surpresa, ganhando milésimos de segundo com a manobra. Ora vi na China o Max descendo a reta a meros 100 km/h. A panca entre Stroll, Tsunoda, Ricardo e outros foi consequência de uma situação semelhante.
A FIA que anda tão preocupada com piercings e outras bobagens deveria perder um pouco de tempo tentando encontrar uma forma de regulamentar estas situações, ou esperam que outro acidente feio aconteça, coisa que mesmo hoje com toda segurança dos carros não é impossível.
Rui Amaral Jr