Hoje Pilotos na Web vai mostrar, ou começar a mostrar, a categoria que elevou nosso automobilismo ao patamar do mundial, criada pela VW do Brasil tendo como base a corrida na Europa e EUA.
Foram duas categorias criadas, a Fórmula Vê que usava o motor VW Boxer de 1.300cc com preparação limitada, pneus radiais, sobre a qual um dia mostraremos. E a Super Vê, com motor VW Boxer de 1.600cc, preparação quase livre dentro do regulamento, câmbio Hewland, pneus slicks… Vamos à ela.
Muitos dos pilotos que vou mostrar são amigos de uma vida, alguns depois de tentarem a carreira na Europa, na Fórmula 3 e 2, voltaram, já que a estrutura de divulgação e apoio da montadora era enorme, e aqui resolveram retomar suas carreiras.
Ia esquecendo… Dela saiu, para Europa e o mundo, um campeão mundial da Formula Um, aliás um tricampeão.
Na preparação dos motores alguns grandes nomes como Miguel Crispim Ladeira, Antonio Ferreirinha, Manduca, Giba, Amador Pedro, Gigante e outros conseguiam tirar 150 hps ou mais dos motores 1.600cc, muito bom para uma época em que não existia eletrônica embarcada e os motores era carburados, a grande maioria usava os Weber 44 ou 48.
A primeira corrida, no ano de 1974, foi vencida pelo chassi austriaco Austro-Kaimann, com Ingo Hoffman pilotando para equipe comandada por Wilson Fittipaldi Junior.
Mas do Brasil o que se viu foram nossos construtores fazendo grandes chassis/carros que dominaram a categoria até o seu final. Ricardo Achcar com a Polar, Herculano e Antonio Ferreirinha com a HEVE, Antonio Carlos Avallone com o Avallone, Minelli com o MInelli.
Com peso de 350 kg impulsionado por motores com 150 hps ou mais, logo os pequenos fórmulas batiam os recordes de todas as pistas brasileiras, revelando grandes talentos, trazendo alguns antigos campeões às pistas e deliciando o público
Aos amigos.
Rui Amaral Jr