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HISTÓRIAS QUE VIVEMOS

por Rui Amaral Lemos Junior

Campeão? Massa e Bernie…

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créditos: gettyimages

De uma carreira consistente e vitoriosa nas categorias de fórmula, Massa é convidado por Peter Sauber para um lugar em sua equipe de Formula Um. Profundo conhecedor do automobilismo certamente Sauber viu em Massa um talento a ser lapidado. Na equipe, com orçamento limitado frente às grandes, Massa fez boas corridas nos anos que lá ficou, sem pódios e vitórias, porém mostrando ao mundo da F.Um que era capaz de fazer mais.


Em 2006 recebe a oferta da Ferrari para ser o segundo de Schumacher, que aquela altura já pensava em deixar a categoria, substituindo assim Barrichello. Massa agarra a oportunidade com firmeza e até o final do ano vence sua primeira corrida na categoria. É terceiro no mundial, atrás de Fernando Alonso o campeão e Michael Schumacher.


2007 chega Kimi Raikkonen para substituir o alemão na Ferrari, Massa já sem a sombra dele venceu quatro vezes, mas Kimi mais constante e com cinco vitórias é o campeão do mundo.
Chega 2008 e Massa está pronto para ser campeão do mundo, vem com vontade, é mais rápido que seu companheiro de equipe, faz mais poles e vence seis GPs, apesar de duas retiradas no começo da temporada e o embrulho e Singapura, quando saiu dos boxes com a mangueira de reabastecimento pendurada, vem lutando com Hamilton pelo campeonato.


Foi o ano marcado por duas corridas, a primeira o GP de Cingapura, quando Nelsinho Piquet da Renault bateu e seu companheiro de equipe Alonso venceu. A segunda pelo GP do Brasil, quando Massa vence e na última volta Hamilton conquista o quarto lugar ao ultrapassar Timo Glock, vencendo o mundial.
Em Interlagos – Autódromo José Carlos Pace – Massa reclama que Timo cedeu o lugar a Hamilton, já não lembro o motivo. Em Singapura o imbróglio está tomando rumo, já se dizia à boca pequena que a batida de Nelsinho havia sido proposital, planejada pelo chefe da Renault, cujo nome não vale à pena citar, e outro membro da equipe.


A panca de Nelsinho começava a cheirar mal!!!!  
“O lobo perde o pelo mas não perde o vício” – Acontece que Bernie, ex todo poderoso da F.Um, que trouxe a categoria a este patamar que vemos hoje e depois a vendeu aos americanos, em uma entrevista, se não me engano no ano que passou, disse que ele e Max Mosley então presidente da FIA – Federação Internacional de Automobilismo – sabiam do fato na época do ocorrido e nada fizeram. Ora, eles toda F.Um, grande parte dos jornalistas sérios que cobriam o automobilismo e muito mais gente. Qual a intenção de Bernie, quais serão os seus planos para os próximos noventa anos?


Nelsinho confessou a feia atitude, com apoio de seu pai, o dirigente da Renault foi banido do automobilismo e seu cúmplice pegou cinco anos de punição.


E agora Massa quer o campeonato daquele ano!


Notícias divulgam que Massa já abriu processo na corte inglesa – King’s Bench Division of the High Court – contra a Formula One Manegement (FOM), a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e Bernie Ecclestone, pedindo também uma indenização milionária.


No GP do Brasil do ano passado vi Massa com Jean Todt, este para mim com cara de poucos amigos, na época do ocorrido Todt já havia deixado a direção da equipe Ferrari e era conselheiro da mesma, sendo que seu filho Nicolas Todt era empresário de Massa.


Em minha modestíssima opinião a luta dele pelo reconhecimento do título vai lhe trazer muita grana se vencer, todavia mesmo vencendo ou perdendo grandes dissabores.
Me pergunto como ficarão milhões e milhões de publicações que mostram  Hamilton como campeão, década e meia depois. Apesar de noticiarem duvido que jornais, revistas, TVs e sites revejam suas publicações. Vejam, Massa era Embaixador da F.Um, agora não o vejo mais nos grids, pouco se fala dele nas TVs que transmitem as corridas.


Vejo muito mimimi escrito por aí, muita gente escrevendo e falando bobagens.
Que Massa encontre o equilíbrio necessário diante de toda a situação, afinal venceu doze vezes na F.Um, e não fosse aquela mola em Hungaroring poderia ter disputado mais alguns mundiais com chance de ser campeão, foi uma grande carreira.

Qual será a decisão da corte inglesa, a FIA vai aceitar sem contestação, vai obedecer tal decisão? Afinal existe um tribunal desportivo na entidade.



Rui Amaral Jr

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