A decisão do Mundial de F.Um de 1964
Don Enzo, a quem chamo muito carinhosamente de “Vecchio Mafioso”, defendia com unhas e dentes, além de seu imenso poder junto aos órgãos que regulamentam o esporte automobilístico, sua Ferrari. De uma desavença sobre a homologação de um carro na categoria GT, resolveu entregar a função de defender sua marca na decisão do mundial da F. Um de 1964 a um grande aliado. Luigi Chinetti, um amigo de longa data, venceu as 24 Horas de Le Mans de 1949 com uma Ferrari 166 MM, e depois embarcou para os EUA onde fundou a NART – North American Racing Team – representante da marca, que corria com as cores do EUA.
O mundial da F.Um estava embolado, Jim Clark com o Lotus-Climax 33 ganhara os GP da Bélgica,Holanda e Inglaterra, John Surtees Alemanha e Itália, Lorenzo Bandini na Áustria, Hill em Mônaco e nos EUA, e Dan Gurney o GP da França e chega o GP do México.
Clark para ser campeão precisava que nem Hill ou Surtees chegassem entre os seis que marcavam pontos, na época a pontuação era 9 para o primeiro, 6, 5, 4, 3, 2 e um para o sexto, sendo que apenas seis resultados nas dez etapas contavam para pontuação, havendo a mais seriam descartados. Na verdade o campeonato seria decidido entre Hil,com 39 pontos, já descartados 2 do quinto lugar na Bélgica, e Surtees com 34, não tendo que descartar nenhum, pois havia quebrado quatro vezes.
A corrida
O incrível Clark e sua Lotus 33 largam na pole com Dan Gurney de Brabham-Climax BT17 e Lorenzo Bandini companheiro de Surtees na Ferrari.
Clark vai embora, havia colocado quase um segundo sobre Dan na classificação e andou muito forte desde o começo. Gurney em segundo a seguir Bandini, Spence, Richie Ginther de BRM. Surtes e Hill perderam várias posições e brigavam após o nono colocado. Numa recuperação surpreendente Hill na décima segunda volta toma o terceiro lugar de Bandini, só que não consegue partir para cima do Lotus-Climax de Clark e da Brabham de Gurney. Bandini segue colado a Hill quando Surtees chega e por ordens da equipe o ultrapassa mas não consegue chegar em Hill, vendo a situação a equipe manda Bandini tomar o lugar de Surtees para tentar tomar o lugar de Hill. Clark tem problemas em seu Lotus e deixa a ponta para Gurney.
A tentativa de Bandini para tomar o lugar de Hill foi no grampo, que como em todas as curvas com esta configuração propiciam que o piloto que vem atrás postergue a freada e mesmo fazendo o contorno da curva mais lento tome a posição.
E veio o toque…
Numa manobra no mínimo descabida Bandini tenta ultrapassar Hill e os dois se enroscam tendo Hill levado a pior e Bandini assumindo o terceiro lugar para logo a seguir deixar Surtees que vinha em quarto ultrapassá-lo.
Gurney vence, com Surtees, Bandini, Spence, Clark e Rodriguez.
Surtees venceu o Mundial de Pilotos da Formula Um, com 40 pontos contra 39 de Hill, e a Ferrari o Mundial de Construtores com 40 pontos contra 39 da BRM.
Rui Amaral Jr