Acompanhe nesta seção, todas as histórias, dicas e sugestões sobre o Esporte a Motor , da importância do Patrocínio e de todos os assuntos que fazem o nosso esporte o esporte mais emocionante do planeta
Muitas pessoas que trabalham no automobilismo, como chefes de equipes, diretores técnicos, projetistas e managers (empresário de pilotos) nunca tiveram a experiência de sentar em um carro de corrida, trabalhando anos no automobilismo,mas alguns tentaram carreira de pilotos desistiram e continuaram no automobilismo em outras áreas, tornando-se vitoriosos, neste artigo citarei o nome de três.
Christian Horner, chefão da equipe Red Bull de F1,Team Manager com os pilotos Max Verstappen e Alex Albon, tentou fazer carreira de piloto e como muitos pilotos começou no kart , tentou chegar a F1 , não conseguiu, mas venceu na F1 como Chefe de equipe, era o chefe da Red Bull quando Vettel foi tetracampeão mundial de F1 de 2010 a 2013, começou no kart em 1986 aos 13 anos , onde correu até 1991, foi vice campeão Britânico de Kart em 1990, em 1992 foi para a Fórmula Renault Inglesa numa das equipes mais fortes da categoria a Manor, terminando o campeonato de 12 provas com uma vitória e 5 pódios.
Em 1993 foi para a F3 Inglesa, onde correu na classe B( chassis mais antigos participavam desta categoria) correndo junto com a categoria principal na pista, neste campeonato teve como adversários na pista os brasileiros André Ribeiro, Ricardo Rosset, Marcos Gueiros e Gualter Salles, sendo Horner vice campeão da Classe B correndo com um chassi Reynard motor Honda. Em 14 provas conseguiu 6 vitórias e 10 pódios.
Em 1994 continuou na F3 Inglesa , mas na categoria principal, correndo com um Dallara pela equipe Fortec,mas não conseguiu nenhum pódio ou vitória, terminando em décimo sexto lugar no campeonato, em 1995 continuou na categoria na equipe Tom´s Toyota, mas sem vitórias e pódios, em 1996 foi para o Britânico de F2 pela equipe Madgwick,onde conquistou 2 pódios, em 1997 foi para a F3000 Internacional( a categoria fazia preliminar das provas de F1)hoje tem o nome F2,ele montou uma equipe para correr na categoria Ardem( com dinheiro emprestado do seu pai) era piloto e dono da equipe, mas sem pódios ou vitórias, em 1998 foi o último ano como piloto de Horner, na mesma categoria e equipe, depois disto ele deixou a carreira de piloto, no ano seguinte, Horner percebeu ser melhor como chefe de equipe do que piloto.
Ficando até 2004 como chefe da equipe na F3000, em 2005 rompeu a sociedade vendendo sua parte na equipe na Fórmula 3000, quis vôos mais altos, era muito amigo de Eddie Jordan que já tinha equipe na F1, tentou ser sócio de Jordan mas não tinha dinheiro suficiente , aí nesse ano a empresa Red Bull comprou a equipe Jaguar de F1 e por ter boas relações no meio automobilísticos pelo seu bom trabalho na F3000 como chefe de equipe no ano anterior, foi contratado como chefe de equipe da Red Bull na F1, tornando -se o diretor de equipe mais novo da história da F1, e conseguiu levar o competente Adrian Newey ,um dos melhores projetistas da F1, vindo da March e Williams, aos poucos sob seu comando a equipe foi crescendo na F1 e com o título de Vettel em 2010 se tornou aos 36 anos o diretor de equipe mais novo da F1 .
Steve Robertson- Atual empresário do piloto Kimi Raikkonen, de Felipe Nasr e Jenson Button, dono da equipe da F3 Inglesa Double Racing – Foi piloto de automobilismo por um bom tempo, começou a correr de kart na Inglaterra entre 1986 a 1988, sem destaques e resultados, em 1989 foi para a F3 Inglesa na Classe B da categoria onde obteve uma vitória e 4 pódios , em 1990 foi para a categoria principal da F3, onde terminou em terceiro lugar no campeonato com uma vitória e 9 pódios.
Em 1991 na mesma categoria conseguiu 2 vitórias terminando em oitavo no campeonato, no ano seguinte foi para a F3000 Européia, sem bons resultados , em 1994 decidiu e apostou tudo indo correr nos Estados Unidos de Indy Light por uma equipe forte a Tasman( que tinha equipe na Indy) ,terminou em terceiro lugar com 3 vitórias, em 1994 continuou na categoria na mesma equipe(uma curiosidade neste ano seu companheiro de equipe era o Brasileiro André Ribeiro) foi campeão com 4 vitórias e 7 pódios, no ano seguinte todos pensavam que ele iria para Indy, mas desistiu de correr e foi trabalhar com seu pai , que já era empresário de pilotos, David Robertson, mas em 1996 decidiu voltar a correr, seria seu último ano como piloto, no Inglês de Turismo o BTCC com um Ford Mondeo, sem pódio ou vitória, em 1997 virou de vez empresário de pilotos, ele e seu pai empresariam Kimi Raikkonen e Jenson Button desde o começo de ambos na F1 , ele que levou Felipe Nasr a F1,quando Nasr ficou sem vaga na categoria, por seu conhecimento de ter corrido nos Estados Unidos, ajudou Nasr a fechar contrato na IMSA ,onde corre até hoje.
Toto Wolff- Chefão da Mercedes na F1, e também acionista da equipe Alemã. Com ele, Lewis Hamilton conquistou cinco títulos na F1 e Nico Rosberg um em 2016. Também começou como piloto , correndo em 1992 no Austríaco de F Ford, em 1993 e 1994 correu no Alemão da categoria, sem vitória nenhuma.Em 1994 correu as 24 horas de Nurburgring vencendo no seu ano de estréia na prova.
No ano seguinte parou um tempo de correr, pois percebeu que não tinha bons resultados como piloto e se dedicou aos estudos e a parte profissional. Em 1998 aos 26 anos fundou uma firma de investimentos em Tecnologia chamada Marchfifteen,em 2001 aos 29 anos bem sucedido profissionalmente voltou a correr, correndo duas etapas do antigo Fia GT com um Porsche GT, no ano seguinte correu no mesmo campeonato com o mesmo carro e conseguiu uma vitória correndo o campeonato inteiro.
Em 2003 correu 2 provas do Porsche Super Cup( que faz preliminar das provas de F1) e continuou no Fia GT, em 2004 correu de Ferrari GT o mesmo campeonato correndo 2 provas do Italiano de GT e correu no Brasil as Mil Milhas de Interlagos com uma BMW terminando em terceiro lugar,em 2005 correu o Alemão de Renault Clio ,e veio novamente ao Brasil correr as Mil Milhas Brasileiras de BMW onde terminou depois de 12 horas de prova classificando-se na sexta colocação, correu as 24 horas de Nurburgring de BMW , em 2006, seu último ano como piloto, correu as 24 horas de Nurburgring novamente e venceu as 24 horas de Dubai com uma BMW, depois disto quis continuar no automobilismo, mas como dirigente e investidor.
Neste projeto, em 2009 comprou parte da equipe Williams de F1, se tornando sócio de Frank Williams,em 2012 a equipe conseguiu uma vitória com Pastor Maldonado no GP da Espanha, no ano seguinte ele vende parte de suas ações da equipe, continuando como acionista minoritário e comprou uma parte da equipe Mercedes de F1 se tornando sócio, em 2014 com a Saída de Norbert Haug da equipe Alemã, virou chefe da equipe na F1 e de todas as competições de automobilismo dela vendendo sua pequena parte da equipe Williams.
Atualmente, além de ser chefe da equipe ele também é sócio de uma empresa que gerencia esportistas na Europa com o ex piloto de F1, Mika Hakkinen, tem a sua empresa que fundou em 1998 até hoje e é empresário dos pilotos Valteri Bottas, Bruno Spengler e Alexandre Premat,e também é acionista na marca de automóveis Aston Martin e é dono da BRR Rallye Racing( que é uma das maiores firmas de vendas de peças de Rally na Europa, e é casado com a ex Pilota Susie Wolf com quem tem um filho.
Rodrigo Botana 44 anos,colunista do site Pilotos na Web, apaixonado por automobilismo desde os 10 anos de idade, sou Ator profissional com drt e Locutor Comercial como profissão, escrevo sobre o esporte pois sou um apaixonado por ele,já fui colunista de automobilismo de 1995 a 2001 no antigo jornal Olho Vivo de Guarulhos, já tive coluna no site Puntataco sobre automobilismo, atualmente escrevo sobre kart para o site nobres do grid e tenho uma página de automobilismo no face chamada apaixonados por automobilismo o endereço dela é@botanamotorsport, corro nos campeonatos de kart Rental Esquadrão do KART E karterapia,e agora sou novo colunista do site Pilotosnaweb.