fbpx

NOSSOS COLUNISTAS SÃO A HISTÓRIA

Acompanhe nesta seção, todas as histórias, dicas e sugestões sobre o Esporte a Motor , da importância do Patrocínio e de todos os assuntos que fazem o nosso esporte o esporte mais emocionante do planeta

Colunista

Rodrigo Botana

Piloto - Ator - Locutor

Foram pilotos no passado e hoje são vitoriosos em outras áreas no automobilismo.

Photo credit to https://www.snaplap.net/driver/christian-horner/

Foram pilotos no passado e hoje são vitoriosos em outras áreas no automobilismo.

 

Muitas  pessoas que  trabalham no automobilismo, como chefes de equipes,  diretores técnicos, projetistas e managers (empresário de pilotos) nunca tiveram a experiência de sentar em um carro de corrida,  trabalhando anos  no automobilismo,mas alguns tentaram carreira de pilotos desistiram e continuaram no automobilismo em outras áreas, tornando-se vitoriosos, neste artigo citarei o nome de três.

Christian Horner, chefão da  equipe Red Bull de F1,Team Manager com os pilotos Max Verstappen e  Alex  Albon, tentou fazer carreira de piloto e como muitos pilotos começou no kart , tentou chegar a F1 , não conseguiu, mas venceu na F1 como Chefe de equipe,  era o chefe  da Red Bull  quando Vettel foi tetracampeão mundial de  F1 de  2010 a 2013,  começou no kart em 1986 aos 13 anos , onde correu até 1991, foi vice campeão  Britânico de  Kart em 1990, em 1992 foi para a Fórmula  Renault Inglesa numa das equipes mais  fortes da categoria a Manor, terminando o campeonato de 12 provas com uma vitória  e  5 pódios.

Em 1993  foi para a F3 Inglesa, onde correu  na classe B( chassis mais antigos participavam desta categoria) correndo  junto com a categoria  principal na pista, neste campeonato teve como adversários na pista os brasileiros André  Ribeiro, Ricardo Rosset,  Marcos Gueiros e Gualter Salles, sendo   Horner  vice campeão  da Classe B correndo com um  chassi  Reynard motor Honda. Em 14 provas conseguiu 6 vitórias e  10 pódios.

Em 1994 continuou na F3 Inglesa , mas na  categoria  principal, correndo com um Dallara pela equipe Fortec,mas não conseguiu nenhum pódio ou vitória, terminando em  décimo sexto lugar no campeonato, em 1995 continuou na categoria na equipe Tom´s Toyota, mas  sem vitórias e pódios, em 1996 foi para o Britânico de F2 pela  equipe Madgwick,onde conquistou 2 pódios, em 1997 foi para a F3000 Internacional( a categoria  fazia preliminar das  provas de F1)hoje tem o nome F2,ele  montou uma equipe para correr na  categoria  Ardem( com dinheiro emprestado do seu pai) era piloto e  dono da equipe, mas sem pódios  ou vitórias, em 1998 foi o último ano como piloto de Horner, na mesma  categoria  e equipe, depois disto ele deixou a carreira de  piloto, no ano seguinte,  Horner percebeu ser melhor como  chefe de equipe do que piloto.

Ficando até 2004 como chefe da equipe na F3000, em 2005 rompeu a sociedade vendendo sua parte na equipe na Fórmula 3000, quis  vôos mais altos, era muito amigo de Eddie Jordan que já tinha equipe na F1, tentou ser sócio de Jordan mas não tinha  dinheiro suficiente , aí nesse ano a empresa   Red Bull comprou a equipe Jaguar de F1 e por ter boas relações no meio automobilísticos  pelo seu bom trabalho na F3000 como chefe de equipe  no ano anterior, foi contratado como chefe de equipe da Red Bull na F1, tornando -se o diretor de equipe mais novo da história  da F1, e conseguiu  levar o competente Adrian Newey ,um dos melhores  projetistas da  F1, vindo  da March e Williams,  aos poucos sob seu comando a  equipe foi crescendo na F1  e com o título de Vettel em 2010 se tornou aos  36 anos  o diretor de  equipe mais novo da F1 .

Steve  Robertson- Atual empresário do piloto Kimi Raikkonen, de Felipe  Nasr e Jenson Button,  dono da equipe da F3  Inglesa  Double Racing –  Foi piloto de automobilismo  por um bom tempo, começou a correr de kart na Inglaterra  entre 1986 a 1988, sem destaques e resultados, em 1989 foi para a F3 Inglesa na Classe B  da categoria onde obteve uma vitória e 4 pódios , em 1990 foi para a categoria principal da F3, onde terminou em  terceiro  lugar no campeonato com uma vitória e 9 pódios.

Em 1991 na mesma categoria  conseguiu 2 vitórias terminando em oitavo no campeonato, no ano seguinte  foi para a F3000 Européia,  sem bons resultados , em 1994 decidiu e apostou tudo indo correr nos Estados Unidos de Indy  Light por uma equipe  forte a Tasman( que tinha equipe na Indy) ,terminou em terceiro  lugar com 3 vitórias, em 1994 continuou na  categoria  na mesma  equipe(uma curiosidade neste ano seu companheiro de equipe era o Brasileiro André  Ribeiro)  foi campeão com 4 vitórias  e 7 pódios, no ano seguinte  todos pensavam que ele iria para  Indy, mas  desistiu de correr e foi trabalhar com seu  pai , que já era empresário de pilotos, David  Robertson, mas em 1996 decidiu voltar a  correr, seria seu último ano como piloto, no Inglês de Turismo o BTCC com um Ford  Mondeo, sem  pódio ou vitória, em 1997 virou  de vez empresário de pilotos, ele e seu pai empresariam Kimi Raikkonen e Jenson Button desde o começo de ambos na F1 , ele que levou Felipe Nasr a F1,quando Nasr ficou sem vaga na categoria, por seu conhecimento de  ter corrido nos Estados Unidos, ajudou Nasr a  fechar contrato na IMSA ,onde corre até hoje.

Toto  Wolff- Chefão da Mercedes  na F1, e  também acionista da equipe Alemã. Com ele, Lewis  Hamilton conquistou  cinco títulos na F1  e Nico Rosberg um em 2016. Também começou como piloto , correndo em 1992 no Austríaco de F Ford, em 1993 e 1994 correu no Alemão da  categoria, sem vitória nenhuma.Em 1994 correu as 24 horas de Nurburgring vencendo no seu ano de estréia na prova.

No ano seguinte  parou um tempo de correr, pois percebeu  que não tinha bons resultados como piloto e se dedicou aos estudos e a parte profissional. Em 1998 aos 26 anos  fundou uma  firma de investimentos em Tecnologia chamada Marchfifteen,em 2001  aos  29 anos  bem sucedido profissionalmente voltou a correr, correndo duas etapas  do antigo Fia GT com um Porsche GT, no ano seguinte correu no mesmo campeonato com o mesmo carro e conseguiu uma vitória correndo o campeonato inteiro.

Em 2003 correu 2 provas  do Porsche Super Cup( que faz preliminar das provas de F1)  e continuou no Fia GT, em 2004 correu de Ferrari GT o mesmo  campeonato correndo 2 provas do Italiano de GT e correu no Brasil as Mil Milhas de Interlagos com uma BMW terminando em terceiro  lugar,em 2005 correu o Alemão de  Renault  Clio ,e veio novamente  ao Brasil correr as Mil Milhas Brasileiras de BMW onde terminou depois de 12 horas de prova  classificando-se na  sexta colocação,  correu as 24 horas de Nurburgring de BMW , em 2006, seu último ano como piloto,  correu as  24 horas de Nurburgring novamente e  venceu as 24 horas de Dubai com uma BMW, depois disto quis continuar no automobilismo, mas como dirigente e investidor.

Neste projeto, em  2009 comprou parte da equipe Williams de F1, se tornando sócio de Frank Williams,em 2012 a equipe conseguiu uma vitória com Pastor Maldonado no GP da Espanha, no ano seguinte ele  vende parte de suas ações da equipe, continuando como acionista minoritário e comprou uma parte da  equipe Mercedes de F1 se tornando sócio, em 2014 com a Saída de Norbert  Haug da equipe Alemã,  virou chefe da  equipe na F1 e de todas as  competições de automobilismo dela vendendo sua pequena parte da  equipe Williams.

Atualmente, além de  ser chefe da equipe ele também é sócio de uma empresa que gerencia  esportistas na Europa com o ex piloto de F1, Mika  Hakkinen, tem a sua empresa que  fundou em  1998 até hoje e é empresário  dos pilotos  Valteri Bottas, Bruno Spengler e Alexandre Premat,e também é acionista na marca de automóveis  Aston Martin e é dono da BRR Rallye Racing( que é uma das maiores firmas de vendas  de peças de  Rally na Europa, e é casado com a ex Pilota Susie Wolf com quem tem um filho.

Rodrigo  Botana  44 anos,colunista do site  Pilotos na Web,   apaixonado por automobilismo desde os  10 anos de idade,  sou Ator profissional com drt e  Locutor  Comercial como  profissão, escrevo sobre  o esporte pois sou um apaixonado por ele,já fui colunista de automobilismo de 1995 a 2001 no antigo jornal Olho  Vivo de Guarulhos, já tive coluna no site Puntataco sobre automobilismo,  atualmente escrevo sobre kart para o site nobres do grid e  tenho uma página de automobilismo no face chamada apaixonados por automobilismo o endereço dela é@botanamotorsport, corro  nos campeonatos de kart Rental Esquadrão do KART E karterapia,e agora sou novo  colunista do site Pilotosnaweb.